Tempo de construção da obra: como reduzir e entregar seu projeto no prazo?
Seguir o tempo de construção da obra, que foi estipulado previamente no planejamento, é essencial para evitar atrasos e reduzir custos inesperados.
Importância de respeitar o tempo de construção da obra
O desafio para qualquer construtora é manter a qualidade do empreendimento e ainda manter o prazo estipulado para todas as etapas para não ter prejuízos financeiros. E se durante a execução não houver nenhum problema, a obra poderá até mesmo ser entregue de forma adiantada, gerando mais lucro e melhorando a imagem da empresa no mercado.
A etapa de execução da construção exige um bom planejamento e um gerenciamento de obra eficiente, organizado e bem estruturado. Esses aspectos são decisivos na hora de tornar o empreendimento um sucesso e garantir os prazos.
De acordo com A Gazeta, sobre o estudo “O labirinto das obras públicas” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, só de construções públicas, o país tem mais de 30 mil obras paradas, gerando um prejuízo estimado em centenas de milhões de reais.
Esses números só demonstram a necessidade de se ter um projeto bem construído e de um controle apropriado de obra para garantir que o tempo de construção seja cumprido.
Práticas para otimizar a execução da obra
Para assegurar qualidade, produtividade e bom desempenho, há algumas boas práticas que irão otimizar a execução da obra. Prestar atenção nesses detalhes pode fazer grande uma diferença em todas as etapas. Confira:
Estruture seus projetos com metas e prazos
Como já foi citado, o primeiro passo para garantir um tempo de construção de obra eficiente é o investimento em bons projetos e na etapa de planejamento da obra.
É nessa fase em que é produzido o cronograma de cada processo, e estabelecidas as metas e prazos. Além disso, as equipes são definidas, e também é necessário analisar o panorama financeiro por meio das avaliações de custo.
Então, utilize nessa etapa todo o tempo e ferramentas necessárias para assegurar bons resultados. Nesse sentido, investir em tecnologia e softwares pode ser uma boa estratégia. Com a análise completa dos indicadores e com o fácil acesso aos dados e histórico da construtora, fica mais simples organizar e mensurar o desempenho dos processos.
Por fim, com a fase do planejamento estruturada, invista em equipes qualificadas e em uma comunicação descomplicada e clara. Essas ações vão ajudar na coleta e na atualização constante das informações de cada etapa. Logo, a análise durante toda a fase de execução será mais ágil.
Organize o canteiro de obras
Essa é uma ação que parece simples, mas muitas vezes não ocorre da melhor maneira no dia a dia das construtoras. Organizar o canteiro de obras, de acordo com a planta e pensando em um layout eficiente, facilita na entrada e saída de materiais e insumos, aumenta a produtividade da equipe e ainda ajuda na limpeza do local.
Com tudo no seu devido lugar, as chances de atraso nas etapas são reduzidas, evitando maiores custos na obra.
Além disso, uma boa organização do canteiro torna o trabalho de todos mais seguro.
Evite erros de logística
Segundo a revista Mundo Logística o setor de logística é constituído por: “um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem. As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças”.
Ou seja, por estar conectada a várias etapas, é necessário assegurar efetividade nos processos da logística. Ela está ligada diretamente ao tempo e o custo da obra, sendo imprescindível evitar erros nessa fase.
Desta forma, é preciso ter bons planejamentos logísticos e utilizar estratégias que facilitem a locomoção tanto dos materiais recebidos, quanto da entrega do produto final.
Busque negociar com fornecedores que sejam parceiros do seu negócio
A pesquisa por fornecedores de alta qualidade faz parte de um bom planejamento. Aqui é preciso procurar por profissionais que possuem boa reputação e avaliação, que sejam conhecidos no mercado por garantir o prazo de entrega.
Já imaginou o prejuízo financeiro que pode ser causado por atraso na entrega de materiais e insumos? Isso pode impactar no tempo de construção de obra e até mesmo paralisar o projeto por um período.
Logo, é necessário ter a certeza de que terá o necessário para cada etapa da obra. Além disso, investir em uma boa comunicação com os fornecedores pode facilitar os processos, ajudar no contato em caso de emergências e simplificar a negociação.
Assegure a qualidade dos materiais
Essa prática concorda com a anterior, visto que a procura por bons fornecedores e materiais de qualidade andam juntos. Portanto, a lógica é a mesma: pesquise materiais, ferramentas e insumos reconhecidos e de boa qualidade. Além de adquirir somente aqueles que estão em concordância com as normas ambientais, de segurança e qualidade.
Essa preocupação vai evitar retrabalhos, atrasos e gargalos desnecessários. Isso porque, uma vez identificado o problema com algum material, será preciso repor o mesmo com rapidez para evitar a paralisação.
Logo, investir em boas ferramentas vai reduzir os custos e garantir o tempo de construção da obra.
Invista em pré-fabricados
Optar por materiais e instalações pré-fabricadas pode agilizar ainda mais o desempenho do seu projeto. Isso porque com parte do processo já produzido, a obra terá economia de tempo e de custo, além de ser mais sustentável por reduzir o desperdício e geração de resíduos.
Somados a isso, uma estrutura pré-fabricada traz mais segurança e qualidade para a construção. Geralmente, são materiais mais flexíveis e que se adaptam a diversos projetos, trazendo maior resistência à parte estrutural da obra.
E agora?
Com esse texto você percebeu a importância de garantir o tempo de construção da obra de forma eficiente, além de ter visto boas práticas para facilitar esse processo e até adiantar a entrega do empreendimento.