Quanto custa para construir um galpão industrial?
Construir um galpão industrial é uma das melhores alternativas para empresas que buscam por um espaço de armazenamento amplo, bem como demais atividades externas que necessitam de um ambiente com tamanho adequado para estocagem de materiais, por exem
Vale a pena construir um galpão industrial?
Antes de mais nada, vamos esclarecer se vale mesmo a pena construir esse tipo de estrutura. Afinal de contas, existem pessoas que ficam em dúvida se não é mais viável optar por comprar ou alugar um espaço já pronto.
É importante ser dito que isso vai depender muito do tipo de empreendimento que se pretende, mas de forma geral, construir um galpão industrial do zero, é a melhor opção.
Isso porque, ao optar pela construção do espaço, será possível fazer um galpão sob medida para atender a demanda do seu negócio. Já ao comprar ou alugar o espaço pronto, ele pode ter um layout que não se adapte exatamente com o seu tipo de necessidade.
Então sim, vale a pena buscar um orçamento para construir seu galpão industrial. Isso vai possibilitar um uso mais otimizado do lugar, que por consequência vai afetar positivamente na produtividade e nos resultados da sua empresa.
Fatores que interferem no orçamento
Para mensurar o custo da construção de um galpão industrial, é preciso ter em mente quais são os elementos levados em conta para estruturar o orçamento. Ou seja, não existe uma fórmula padrão para saber o custo do projeto.
Mas, ainda que não se tenha um cálculo exato para saber quanto irá custar para construir o galpão, existem alguns aspectos que, quando analisados, podem te ajudar a saber em média o custo total da obra.
Tipo do galpão
Primeiramente, saiba que existem vários tipos de galpões, que se diferenciam por meio de várias características. Mas, para simplificar, é possível separar os galpões em dois tipos: os in loco e os galpões pré-fabricados.
Galpões in loco são construídos diretamente no canteiro de obras. Por isso, são indicados para empreendimentos com designs diferenciados. No entanto, há fatores que o fazem não ser a melhor opção na maioria das vezes, incluindo o custo elevado que agrega ao projeto.
Em contrapartida, existem vantagens de escolher uma solução pré-fabricada. Nesse tipo de galpão, as peças são todas fabricadas através de processos padronizados, e depois montadas no local escolhido. Claro que um dos principais benefícios está ligado ao custo mais em conta que o galpão pré-fabricado apresenta.
Clique aqui para saber como escolher o melhor modelo de galpão industrial
Quantidade de pavimentos
Obviamente, quanto mais pavimentos seu projeto precisar ter, mais caro ele será. Logo, este elemento tem bastante peso no orçamento do empreendimento.
Para entender a relevância dessa questão, perceba que não se trata só da utilização de mais materiais, já que a fundação da estrutura precisará ser diferenciada, se adequando ao número de pavimentos necessários.
Tenha em mente que ela terá que aguentar uma carga maior, considerando a construção em si e também todos os equipamentos que posteriormente serão colocados no espaço. O que acaba interferindo na estrutura de sustentação como um todo.
Tamanho do galpão
Outro fator que influencia bastante no orçamento de um galpão industrial é o tamanho da estrutura. Como na questão de quantidade de pavimentos, o tamanho também acaba tendo influência no uso de mais materiais e em técnicas diferenciadas.
E ainda, dependendo do tamanho do galpão, algumas coberturas podem ser mais indicadas que outras. Então, é fundamental que você solicite o orçamento sabendo exatamente a quantidade de metros quadrados da estrutura.
Localização do galpão
O lugar onde o galpão será construído faz toda a diferença nos custos da obra. Até porque, são inúmeras observações que precisam ser feitas sobre este ponto.
Busque construir em regiões propriamente industriais. Isso porque, esses espaços tendem a ter um valor mais em conta e são a melhor opção para esse tipo de empreendimento, já que geralmente ficam mais afastados de regiões centrais.
Em várias cidades existe uma limitação em relação a construção desse tipo de estrutura. Inclusive, obras deste tipo são vetadas em regiões residenciais, pelo fato de que desde o processo de construção até as posteriores operações feitas no galpão, geralmente fazem muito e barulho e geram transtorno.
Em contrapartida, se o galpão ficar em um local muito afastado, podem haver gastos com logística e transporte, tanto no ato da construção, quanto para manutenção e uso do galpão.
Também verifique na prefeitura da cidade a legislação sobre a construção de um galpão, já que em alguns casos até mesmo o horário da obra é limitado.
Ou seja, se a região limitar o horário da obra, será necessário um prazo maior. E se o galpão for construído em local muito afastado da cidade, leva mais tempo para fazer as suas operações logísticas. Logo, esses tipos de situações também fazem o orçamento ser afetado.
Por isso é necessário considerar as prioridades da empresa e as alinhar devidamente com a construção e utilização do galpão.
Alguns processos paralelos que interferem nos custos de construção
Esse é um dos fatores que muitas vezes é deixado de lado, já que ao não considerar certos processos, o orçamento pode sair bem mais caro do que o planejado.
Em alguns casos só é mensurado a estrutura em si, materiais e mão de obra, mas nessa equação também deve entrar alguns outros procedimentos paralelos que são fundamentais para a construção de um galpão industrial.
A exemplo da fundação, já que o tipo de fundação a ser usada na obra, tem um peso enorme na formação de valores para o orçamento. Entenda que quanto maior for a carga geral da estrutura, mais resistente precisará ser a fundação.
Outro fator que faz parte dos chamados processos paralelos é o terreno, pois terá que ser realizada uma sondagem (que é um processo de exploração e conhecimento do solo) para saber qual resistência esse solo possui e assim utilizar a melhor solução de fundação.
Ainda é preciso colocar na ponta do lápis, se forem necessários processos como drenagem, remoção de resíduos e até mesmo a colocação de para-raios dependendo da região.
Por fim, a própria elaboração do projeto tem seu custo. Então, na hora de montar o orçamento, é inteligente considerar os mínimos detalhes acerca da obra, desde o planejamento à execução.
Quanto custa para construir um galpão industrial?
Como apresentado no decorrer deste artigo, existem alguns fatores que interferem diretamente no custo da construção de um galpão.
Se você irá investir neste tipo de obra, recomendamos que você entre em contato com empresas que trabalhem com essa solução, para que seja possível calcular o m² para a construção do galpão.
E então?
Neste conteúdo apresentamos de modo geral, quais são os principais fatores que você deve considerar na hora de saber quanto custa para construir um galpão industrial.
Ainda assim, dependendo do tipo de empresa responsável pela obra, outros itens também podem ser contabilizados no cálculo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em realizar um orçamento para construir um galpão pré-fabricado, entre em contato conosco!