Laje pré-moldada com EPS: saiba como ela é e seus benefícios!
A escolha dos materiais e estruturas utilizadas em uma obra pode fazer grande diferença no resultado, tanto em questão de qualidade como em economia, entre outros fatores. Nesse sentido, a laje pré-moldada com EPS apresenta diversas vantagens em co
O que é e como a laje pré-moldada com EPS é executada?
A laje pré-moldada com EPS é uma estrutura fabricada com vigotas de concreto e ferragem, deixando espaço para um suporte onde é encaixada uma peça de EPS.
Desta forma, é possível diminuir a carga das estruturas e fundações, contribuindo para a agilidade e sustentabilidade da obra, além desta solução apresentar um maior custo-benefício em comparação com as lajes com cerâmica.
Entenda a seguir porque a laje com EPS contribui para estes pontos, e ainda, confira quais são as outras vantagens de utilizar esta estrutura em sua obra!
Vantagens deste tipo de estrutura
As principais vantagens estão relacionadas com a redução considerável no peso final da laje e a agilidade proporcionada, além de reduzir o custo de mão de obra na montagem. Contudo, a laje pré-moldada com EPS ainda garante outros benefícios:
Conta com isolamento térmico e acústico
O material da laje com EPS auxilia no equilíbrio da temperatura interna, pois não absorve ou perde temperatura em excesso, mantendo o clima agradável.
Além disso, essa estrutura também proporciona um isolamento acústico, o que a torna uma boa opção para sobrados, duplex, apartamentos ou casas térreas, isolando os barulhos externos.
Facilita a instalação de conduítes de energia
É possível cortar os pontos necessários em qualquer local da laje para instalação de conduítes de energia ou para passagem de encanamentos. Assim, a instalação torna-se muito mais simples.
Otimiza o transporte, manuseio e montagem
Outros materiais costumam ser mais pesados, o que pode tornar o transporte para o canteiro de obras mais difícil ou demorado. Assim, o EPS leva vantagem pelo seu peso reduzido, permitindo cargas maiores no caminhão e mais eficiência nesta etapa da construção.
Com todos esses pontos, fica claro que as chances de concluir a obra no prazo determinado são muito maiores.
Proporciona economia na mão de obra e nos materiais
Uma das questões que mais influencia em uma construção é o orçamento disponível. Entretanto, utilizar este tipo de laje reduz o tempo gasto dos colaboradores necessários para a montagem da laje, pois o material contém dimensões maiores em comparação as lajotas cerâmicas.
Portanto, optar pelo EPS garante economia tanto nos materiais utilizados como na mão de obra, impactando diretamente o valor final investido.
Dispensa formas de base em madeira
Quando são utilizadas as lajes maciças, é necessário criar um suporte para o concreto com caixotes de madeira, até que o processo de secagem termine. Com as lajes pré-moldadas, o EPS já funciona como um suporte, dispensando a necessidade da forma de base de madeira.
É mais sustentável
Além de todos os pontos que contribuem com economia e agilidade, o EPS também é um material sustentável, pois é possível reciclá-lo. Portanto, utilizar laje de EPS em sua obra não prejudica o meio ambiente, e ainda é possível reaproveitar o material para outras finalidades.
Para construtoras e outras empresas da área, contribuir com a sustentabilidade pode ser um grande diferencial neste mercado tão competitivo.
E então?
Considerando todos estes pontos, a laje com EPS é indicada para a construção de obras residências e edificações em geral. Como citamos no início do conteúdo, este tipo de estrutura é uma boa opção para sobrados, duplex, edifícios residenciais e casas térreas devido aos isolamentos térmico e acústico.
Para quem deseja economizar nos materiais, mão de obra e garantir eficiência, a laje pré-moldada com EPS é a escolha ideal.
Oferecemos três tipos de laje com EPS: a laje comum, treliçada e o mini painel. Solicite um orçamento!